Publicado em WORDPRESS

Como criar um álbum de fotos no WordPress com a galeria de fotos–(Gallery)

Algumas pessoas têm me perguntado como adicionar um álbum de fotos no WordPress. Esta é uma das maneiras bem simples, veja:

Aqui está o exemplo de uma galeria de fotos. É claro que ficaria muito mais bonito e harmonioso se todas as imagens tivessem a mesma dimensão. Ao clicar na imagem, é possível vê-la em tamanho natural…(na galeria de imagens).

Uma galeria de fotos pode ficar em uma entrada ou em uma página.

Como fazer:

add-an-image-icon

Escolha as imagens que queres adicionar e adicione todas de uma vez (já deixe na ordem)…É só pressionar o Ctrl em cima da primeira imagem e com a seta , do teclado e ir selecionando.

Ao entrar, elas ficam assim, como na imagem abaixo. Para editar cada uma, clique em mostrar e edite como quiser. Em seguida, clique em mostrar da segunda e assim por diante, SEM clicar inserir no post.

  1. Selecione as imagens que quer adicionar, edite  e clique Salvar todas as Mudanças.

Depois de editar as imagens, clique em Inserir Galeria

Salvar, visualizar e publicar.

  • Arquivo de imagem: o link direto do tamanho normal da imagem.
  • Página de Anexo: Uma página especializada no seu blog que mostra a imagem no seu tema selecionado.
  • Ordem do Menu: Título, data, hora …
  • Ordem das  imagens : Ascendente ou descendente
  • Colunas da galeria: Os número de colunas que queres – observe a largura do blog…

Ao entrar, o que vemos é assim:

Só em modo de visualização que as imagens serão visíveis.

Assista o Vídeo
Veja o Vídeo

Autor:

Just a thinker, looking for meanings.

41 comentários em “Como criar um álbum de fotos no WordPress com a galeria de fotos–(Gallery)

  1. Olá Inez!

    Aqui você ensina como criar um album gallery. ok! mais ao adcionar uma imagem o wordpress só dá duas opções de url para cada, (url da imagem e url do post Attachment file URL: não aceita url externos. Sabe me dar dica sobre como colocar url externos em cada imagem na gallery?

    Dessa forma eu crio tipo um menu, utilizando imagens de uma gallery.

    aguardo seu retorno. E parabéns pelo blog.

    Abraço!

    1. Olá Wesllen, eu verifiquei e no photo gallery só funciona baixando do seu pc, pq as imagens devem ser adicionadas todas de uma vez no flash uploader. Mas, se tens URLs de imagens q gostarias de fazer uma galeria de fotos com elas, tens a opção de salvá-las no teu pc, certo?
      :))
      Há outras maneiras de fazer galeria de fotos, como em um slideshow…

  2. Eu queria saber galera como eu faço para criar 3 galerias de fotos no mesmo post, por que, pelo que eu vi nessa opção do wordpress so insere a galeria de uma vez, eu queria assim, inserir 5 fotos mais 3 galerias no mesmo post, ou seja, 5 ou 10 fotos para cada galeria mais no mesmo post que eu estou postando, se alguém me souber me dá uma força, preciso urgente disso!

    1. Welson, Cada galeria de fotos é feita de uma vez. As imagens são adicionadas de uma vez…
      Mas tu podes abrir uma aba de fotos e ir adicionando os seus álbuns alí, como sub menus. O tutorial e o vídeo mostram como fazer.
      🙂

  3. Pukka, ao criar um album de fotos tive como resultado dois albuns. Não aparecem em cima, mas na barra abaixo do nome do Blog. Um deles não tem fotos, mas a seguinte mensagem: erro 404. É possível eliminá-lo ?
    Experimentei outros temas e o resultado foi sempre o mesmo.
    No tema MistyLook os dois aparecem em cima ao lado de Sobre.
    Gostaria de eliminar o album com erro.
    Um beijo

  4. Querida quase resolvi a questão do link na gallery com esse plugin (good-old-gallery). Esse plugin mostra uma opção a mais p/ add link externo, porém, o plugin good-old-gallery não trabalha da forma de menu, e com isso não funciona tão bem.

    Ai ai ai o que fazer?

    Abraços!

  5. Se há uma galeria de imagens q sempre admirei era a do space, q pena….
    Mas eu espero que ainda teremos uma parecida e prática como aquela aqui no wordpress, acredito.

    Sabe Pukka, eu entendi o esquema da galeria de imagens com a sua explicação, eu já tinha inclusive pegado o esquema de colocar o slid show na postagem, mas…

    quanto à galeria de imagens que você falow, tem como as fotos aparecer em movimento, tipo no slide show?

    abraços, bom trabalho.

    1. Sim,Mateus – o slideshow é facílimo de fazer no próprio WP. Siga os mesmos passos da Galeria de Fotos.
      Depois que subir todas as imagens – em vez de “inserir galeria”, veja mais abaixo, que tem “inserir slideshow”.

  6. Olá Pukka, estou aqui outra vez…

    Consegui criar a galeria, porém depois de pubicar.. resolvi salvar como slid, mas ficou as duas coisas(galeria e slid), e não consigo encontrar a opção para deletar ou salvar como rascunho.

    Outra coisa, ao definir como imagem de destaque… mudou o Custon…

    Por favor, ajude-me.
    Grata.

  7. Ollá segui os passos direitinho para inserir galeria, mas…..na hora de visualizar não aparece nenhuma foto….que acontece. help!!!!!

    nem quando publico a nova página as fotos não aparecem nehuma…… não sei o que fazer…..
    desde já obrigada pela ajuda

  8. Pukka,
    Fiz exatamente como colocado no post, mas só ficou uma coluna de imagens. Pode me ajudar ???
    Bjus

  9. Oi Puka, consegui fazer tanto galeria quanto o slide, mas não consigo de forma alguma iserir legenda nas fotos. Inseri as imagens todas de uma só fiz, editei a salvei as mudanças , mas quando o slide sai, as legendas não aperecem

    1. Olá Elenira
      Ao adicionar as imagens e for editar, adicione a legenda em “caption”, Ficará embaixo da imagem e também em “Description”…
      Me avise se funcionou.
      Terá que refazer pq só podemos escrever antes de inserir no post, ok?
      🙂
      Veja no vídeo abaixo:

      1. OI!!! Demorei par5a por em prática , mas consegui, me ajudou muito! Agora estou ás voltas com outras coisa: Como posso colocar raquivos de audio no wor press? Ele aceita o videos, mas não os audios!!

      2. Oi!!, eu tentei fazer isso, baixei soundcloud, mas não consigo fazer up load no meu blog, não consigo localizar o local de plugin, parece que no meu tema só tem gadget, não sei oque fazer

      3. Veja a opção “inserir a tag Mais (more)”, que fica disponível em sua tela de edição de posts, com o “visual-editor“, no Painel do seu blog, como pode ser conferido em “Splitting Content » The More Tag“.

        Pode ser também habilitada pela combinação de teclas de atalho: “Alt + Shift + T”, pressionadas na edição de posts.

        Se quiser personalizar o texto da divisão, mude no editor HTML o texto respectivo.

      4. Oi!!, eu tentei fazer isso, baixei soundcloud, mas não consigo fazer up load no meu blog, não consigo localizar o local de plugin, parece que no meu tema só tem gadget

  10. Bom primeiro lugar quero parabenizar voce por ter um meio que ajuda os blogueiros com mais dificuldade,em segundo dizer que graças a seu blog consegui postar algumas fotos no meu.
    e dizer que se quizer visitar o meu blog esteja a vontade ainda não esta totalmente pronto mais eu chego la.
    Obrigado

    http://fotografoandersonribeiro.wordpress.com/
    Obrigado mesmo fique com Deus

  11. pukka131dicas ME AJUDA POR FAVOR!
    to ficando maluca!
    esse aqui é o meu wordpress
    http://oikabumrio.org.br/jessicaleone/

    eu ja tentei de tudo e não consigo….me ajuda pleasee !!!

    ao vc entrar no site haverá duas galeria uma chamada infantis e outra testando….ao clicar ira aparecer um slideshow com as imagens… ate ai ok..

    O que eu quero é que ao clicar na pasta infantis apareca mini galerias(sub-pastas) que cada galeria seriam fotos de crianças diferentes tipo isso ->ex:https://pukka131dicas.files.wordpress.com/2011/01/gallery51.jpg

    e quando a pessoas clicasse na galeria da criança joão aparecesse as imagens em slideshow.

    me ajuda? O meu tema é o Snapshot
    e uso como plugin o Slideshow Satellite

Deixe um comentário